O Apavoro dos Hinchas

636101146102465270Eu sou muito fã de futebol,não tanto como eu gostaria de ser mas sou.Sou do tipo que é capaz de assistir a futebol 24 horas,e é quase isso que acontece.Então me encaixo na definição fanático,certo?
Pois acredito que essas definições precisam ser MUITO atualizadas depois da partida que assisti ontem na TV.Era Coritiba x Belgrano,valendo pela Copa Sul-Americana,realizada no Couto Pereira,em Curitiba.O jogo foi bem disputado,mas o time argentino acabou se dando melhor e venceu por 2×1,levando uma vantagem para o jogo de volta.
Mas o que mais me impressionou,e deve ter impressionado muita gente,até mesmo os câmeras da Fox Sports,canal que mostrou a partida,foi a grande festa que esse time do interior da Argentina protagonizou,e foi o que me deixou atônito e também com vontade de fazer este texto.
Eram gritos,hinos,canções,milhares de bandeiras e faixas,tudo que a gente se convencionou a gostar de uma torcida de futebol.E os torcedores do Belgrano fizeram tudo isso,e eu fiquei altamente encantado.
Fiquei me perguntando:como que podem fazer uma coisa assim dessas?E a resposta é simples:porque eles podem.Há uma grande diferença entre as torcidas brasileiras e argentinas.As ultimas me parecem muito mais participativas,chegando ao extremo, e cantam o tempo todo,mesmo quando o seu time está perdendo.Também não perdem uma partida para ironizar o adversário e se ironizar também.
Há o outro lado disso,os radicais,também conhecidos como Barra Bravas,violentos ao extremo é verdade.Mas precisamos olhar com este lado de cá para entender que estamos ficamos para trás quando o assunto é animação de estádio.Se passamos vergonha na Copa do Mundo dois anos atrás com uma torcida asséptica,silenciosa e extremamente burra com um ou dois gritos de guerra,os argentinos fizeram um verdadeiro show,parando ruas e cantando até não poder mais.Ou até mais do que podem!
Ao lado dos ingleses,outros fãs na arte do entretenimento simples,esses caras simplesmente arrasaram nas ruas antes e depois do jogo de ontem.E foi algo fora do comum,e infelizmente ficando fora do comum para nós,brasileiros.
Fico aqui pensando:até quando ficaremos a mercê da violência,da CBF,da policia e de todos que acham que festa é bagunça?Ou será que nós,torcedores não podemos mais nos divertir?Pode parecer sacrilégio,mas acho que está na hora de eu virar argentino…..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s