O Apavoro dos Hinchas

636101146102465270Eu sou muito fã de futebol,não tanto como eu gostaria de ser mas sou.Sou do tipo que é capaz de assistir a futebol 24 horas,e é quase isso que acontece.Então me encaixo na definição fanático,certo?
Pois acredito que essas definições precisam ser MUITO atualizadas depois da partida que assisti ontem na TV.Era Coritiba x Belgrano,valendo pela Copa Sul-Americana,realizada no Couto Pereira,em Curitiba.O jogo foi bem disputado,mas o time argentino acabou se dando melhor e venceu por 2×1,levando uma vantagem para o jogo de volta.
Mas o que mais me impressionou,e deve ter impressionado muita gente,até mesmo os câmeras da Fox Sports,canal que mostrou a partida,foi a grande festa que esse time do interior da Argentina protagonizou,e foi o que me deixou atônito e também com vontade de fazer este texto.
Eram gritos,hinos,canções,milhares de bandeiras e faixas,tudo que a gente se convencionou a gostar de uma torcida de futebol.E os torcedores do Belgrano fizeram tudo isso,e eu fiquei altamente encantado.
Fiquei me perguntando:como que podem fazer uma coisa assim dessas?E a resposta é simples:porque eles podem.Há uma grande diferença entre as torcidas brasileiras e argentinas.As ultimas me parecem muito mais participativas,chegando ao extremo, e cantam o tempo todo,mesmo quando o seu time está perdendo.Também não perdem uma partida para ironizar o adversário e se ironizar também.
Há o outro lado disso,os radicais,também conhecidos como Barra Bravas,violentos ao extremo é verdade.Mas precisamos olhar com este lado de cá para entender que estamos ficamos para trás quando o assunto é animação de estádio.Se passamos vergonha na Copa do Mundo dois anos atrás com uma torcida asséptica,silenciosa e extremamente burra com um ou dois gritos de guerra,os argentinos fizeram um verdadeiro show,parando ruas e cantando até não poder mais.Ou até mais do que podem!
Ao lado dos ingleses,outros fãs na arte do entretenimento simples,esses caras simplesmente arrasaram nas ruas antes e depois do jogo de ontem.E foi algo fora do comum,e infelizmente ficando fora do comum para nós,brasileiros.
Fico aqui pensando:até quando ficaremos a mercê da violência,da CBF,da policia e de todos que acham que festa é bagunça?Ou será que nós,torcedores não podemos mais nos divertir?Pode parecer sacrilégio,mas acho que está na hora de eu virar argentino…..

Deixe um comentário

